Por: Microlit
Um teste de diagnóstico é um teste padrão projetado para identificar a causa por trás dos sintomas predominantes da doença. Este teste também pode ser usado para vários propósitos, como identificar pontos fortes e fracos. Por exemplo, se alguém enfrenta dificuldade para ouvir ou ler, pode ser submetido a testes diagnósticos para determinar a causa.
Tipos de Testes Diagnósticos
Existem vários tipos de testes diagnósticos. Alguns deles são:
- Biópsia
- Colonoscopia
- Tomografia
- Tomografias e exposição à radiação em crianças e jovens
- Eletrocardiograma
- Eletroencefalograma
- Gastroscopia
- Testes oculares
- Teste auditivo
- Ressonância magnética
- Tomografia
- Ultrassom
- Raios-X
10 testes diagnósticos mais comuns
Testes diagnósticos são realizados para detectar e confirmar a presença ou ausência de uma determinada doença ou qualquer outro problema de saúde que possa exigir assistência médica. Existem centenas de testes diagnósticos para diferentes doenças que são realizados em hospitais todos os dias. Alguns desses testes podem exigir ferramentas simples, enquanto outros, como ressonâncias magnéticas, tomografias computadorizadas e assim por diante, são realizados usando aparelhos avançados.
Dos muitos abaixo, listamos os 10 testes diagnósticos mais comuns disponíveis. Vamos dar uma olhada…
-
Teste de amilase
O teste de amilase é um dos exames mais comuns que os médicos recomendam durante os check-ups regulares. O teste é feito para identificar a presença de pancreatite aguda, desordem renal ou problemas relacionados ao sistema digestivo. O teste é realizado coletando amostras de sangue do paciente seguidas de um teste de urina.
-
ANA (Anticorpo Antinuclear)
A ANA é recomendada principalmente para detectar e confirmar a presença de anticorpos anti-nutricionais nas células sanguíneas. Se o especialista em saúde suspeitar das condições de artrite reumatoide, esclerodermia ou lúpus, o teste de diagnóstico da ANA é ordenado.
-
Tomografias
Tomografia computadorizada, é uma versão avançada de raios-X, pois é semelhante, mas muito mais detalhada. Este teste ajuda na avaliação de lesões internas ou fraturas. Existem vários tipos de tomografias, incluindo:
- Tomografia computadorizada
- Tomografia computadorizada vertebral
- Tomografia craniana (cabeça)
- Tomografia computadorizada orbital
- Tomografia abdominal ou pélvica
-
Vários testes de açúcar no sangue
Outro teste de diagnóstico comum que os médicos geralmente recomendam durante os check-ups regulares ou se eles detectam sintomas aparentes é o teste de açúcar no sangue. Dependendo dos resultados, o médico pode tomar outras medidas.
-
Teste de hemoglobina A1C
O teste de Hemoglobina A1C ou HbA1c mede seu nível médio de açúcar no sangue nos últimos 2 ou 3 meses. Um A1C abaixo de 5,7% é normal, entre 5,7 e 6,4% indica que você tem pré-diabetes, e 6,5% ou mais indica que você tem diabetes.
-
Teste de açúcar no sangue em jejum
Isso mede o açúcar no sangue depois de um jejum durante a noite (não comer). Um nível de açúcar no sangue em jejum de 99 mg/dL ou inferior é normal, 100 a 125 mg/dL indica que você tem pré-diabetes, e 126 mg/dL ou superior indica que você tem diabetes.
-
Teste de tolerância à glicose
Isso mede o açúcar no sangue antes e depois de beber um líquido que contenha glicose. Você jejuará (não comer) durante a noite antes do teste e terá seu sangue retirado para determinar seu nível de açúcar no sangue em jejum. Então você vai beber o líquido e ter seu nível de açúcar no sangue verificado 1 hora, 2 horas, e possivelmente 3 horas depois. Às 2 horas, um nível de açúcar no sangue de 140 mg/dL ou inferior é considerado normal, 140 a 199 mg/dL indica que você tem pré-diabetes, e 200 mg/dL ou superior indica que você tem diabetes.
-
Teste aleatório de açúcar no sangue
Isso mede seu açúcar no sangue no momento em que você é testado. Você pode fazer este teste a qualquer momento e não precisa jejuar (não comer). Um nível de açúcar no sangue de 200 mg/dL ou superior indica que você tem diabetes.
-
CRP (C – Proteína Reativa)
Teste de CRP ou Teste de Proteína C-Reativa é um exame de sangue que é realizado para monitorar a presença de componentes de CRP dentro do corpo humano. Especialistas médicos geralmente recomendam este teste para detectar infecção, problemas renais, problemas de artrite e problemas pancreáticos. Altos níveis de CRP às vezes levam a ataques cardíacos.
-
CBC (Contagem completa de sangue)
Como o nome sugere, a contagem sanguínea completa é um tipo comum de exame de sangue realizado para avaliar o número de problemas de saúde no corpo humano. Principais razões pelas quais este teste de diagnóstico é realizado:
- Avaliação geral da saúde
- Conhecendo razões por trás de sintomas específicos
- Resposta corporal a tratamentos médicos
-
Ressonância Magnética
A Ressonância Magnética, é um processo médico avançado que usa ondas magnéticas e de rádio para examinar órgãos e tecidos internos no corpo humano. Na maioria das vezes, esse processo é chamado como último recurso para detectar anormalidades. Abaixo estão as áreas comuns onde os exames de ressonância magnética são usados como método avançado para diagnosticar anormalidades relacionadas:
- Ressonância magnética do abdômen
- Ressonância magnética pélvica
- Ressonância magnética cardíaca
- Ressonância magnética óssea e articulada
- Ressonância magnética cerebral
- Ressonância magnética da coluna vertebral
-
PET Scans
Para monitorar e diagnosticar órgãos e problemas internos, é realizada a tomografia pet scan ou positron Emissionography. Este processo é um exame de imagem que ajuda a determinar as atividades metabólicas dos órgãos internos. A tomografia computadorizada ajuda a monitorar o oxigênio usado, o fluxo sanguíneo, e assim por diante. Além disso, também ajuda no diagnóstico de várias doenças que ameaçam a vida, tais como:
- Tumores cerebrais
- Distúrbios de Memória
- Câncer
- Convulsões
- Problemas cardíacos
-
CMP
O painel metabólico abrangente (CMP) é composto por 14 diferentes exames de sangue que dão o status atual do metabolismo de uma pessoa. Ele fornece informações sobre função renal, função hepática, níveis de eletrólitos, equilíbrio ácido/base, nível de glicose no sangue e proteínas sanguíneas.
Um CMP é feito para aprender informações sobre os níveis de Glicose, Cálcio, Eletrólitos, Nitrogênio de Uréia sanguínea (BUN) e creatinina, Albumina e globulina, fosfatase alcalina (ALP), aminotransferase alanina (ALT) e aminotransferase aspartato (AST), Bilirrubina.
-
Teste de função da tireoide – TSH, T3 e T4
Um teste de função tireóidea inclui um grupo de testes realizados para confirmar o funcionamento saudável das glândulas tireoides. O teste ajuda a confirmar as condições como hipotireoidismo, hipertireoidismo, supressão da tireóide, fibrilação atrial, transtornos de ansiedade e assim por diante.
Conclusão:
Especialistas médicos acreditam que 70% dos processos de tratamento de saúde só são úteis após o diagnóstico adequado. Assim, se você detectar quaisquer sintomas menores que possam refletir complicações graves de saúde, seja diagnosticado imediatamente!