Por Cleveland Clinic
A Urinálise é um exame de urina, um teste comum que pode avaliar muitos aspectos diferentes de sua saúde com uma amostra de urina. Os profissionais de saúde costumam usar testes de urinálise para rastrear ou monitorar certas condições de saúde e diagnosticar infecções do trato urinário.
O que é um exame de urina?
Um exame de urina (também conhecido como teste de urina) é um teste que examina os aspectos visuais, químicos e microscópicos da sua urina (xixi). Pode incluir uma variedade de testes que detectam e medem vários compostos que passam pela urina usando uma única amostra de urina.
Os profissionais de saúde costumam usar o exame de urina para rastrear ou monitorar certas condições de saúde comuns, como doenças hepáticas , doenças renais e diabetes , e para diagnosticar infecções do trato urinário (ITUs).
Embora vários aspectos diferentes de sua saúde possam ser testados com uma amostra de urina, seu médico escolherá quais exames solicitar em um exame de urina, dependendo de seus sintomas e situação.
Quais exames estão incluídos no exame de urina?
Seu médico pode incluir vários testes diferentes em um exame de urina. Dependendo de seus sintomas, condições de saúde existentes e/ou situação, seu médico escolherá quais exames de urina solicitar em um exame de urina.
Em geral, um profissional de saúde ou técnico de laboratório pode examinar uma amostra de urina de urinálise para os seguintes aspectos gerais:
- Cor e aparência.
- Achados químicos.
- Achados microscópicos.
Cor e aparência da urina
Para a maioria dos testes de urinálise, um profissional de saúde examina a aparência da amostra de urina a “olho nu”. Eles verificam se está claro ou turvo e se está pálido, amarelo escuro ou de outra cor.
A cor normal da urina geralmente é um tom de amarelo e pode variar de incolor ou amarelo pálido a âmbar profundo, dependendo de quão concentrada ou diluída (aguada) sua urina está.
Muitas coisas podem afetar a cor da sua urina, incluindo certos medicamentos e suplementos e certos alimentos que você come, como beterraba. No entanto, uma cor incomum da urina também pode ser um sinal de doença. Por exemplo, a urina de cor vermelha pode ocorrer quando o sangue está presente na urina e pode ser um indicador de doença ou dano a uma parte do sistema urinário .
Urina turva nem sempre indica urina insalubre. Por exemplo, o esperma e as células da pele são inofensivos e podem fazer com que sua urina pareça turva. Outras substâncias que podem tornar a urina turva, como glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e bactérias, podem indicar várias condições médicas diferentes, incluindo:
- Desidratação .
- Infecção do trato urinário (ITU).
- Doenças e infecções sexualmente transmissíveis (DSTs e DSTs).
- Pedras nos rins .
Achados químicos na urina
Para examinar os aspectos químicos de uma amostra de urina, os profissionais de saúde ou técnicos de laboratório costumam usar tiras de teste especiais chamadas varetas para testar certas substâncias químicas na amostra de urina. As tiras possuem almofadas de produtos químicos que mudam de cor quando entram em contato com substâncias específicas.
O grau de mudança de cor na vareta pode fornecer uma estimativa da quantidade de substância presente. Por exemplo, uma ligeira mudança de cor na almofada de teste para proteína pode indicar uma pequena quantidade de proteína presente na amostra de urina, enquanto uma mudança de cor profunda pode indicar uma grande quantidade.
Tipos comuns de testes que usam uma vareta que os provedores podem incluir em um exame de urina incluem:
- Teste de proteína na urina : Um teste de proteína na urina mede a presença de proteínas, como a albumina, na urina. Níveis de proteína na urina acima do normal podem indicar várias condições de saúde diferentes, como insuficiência cardíaca , problemas renais e desidratação.
- Teste do nível de pH da urina : Um teste de pH da urina mede o nível ácido-base (pH) na urina. Um pH urinário alto pode indicar condições como problemas renais e infecção do trato urinário (ITU). Um pH urinário baixo pode indicar condições como cetoacidose e diarreia relacionadas ao diabetes .
- Teste de urina de cetonas : As cetonas se acumulam quando seu corpo precisa quebrar gorduras e ácidos graxos para usar como combustível para energia. É mais provável que isso aconteça se seu corpo não receber açúcar ou carboidratos suficientes como combustível. Os profissionais de saúde costumam usar testes de urina de cetona para verificar a cetoacidose relacionada ao diabetes.
- Teste de glicose na urina : Um teste de glicose na urina mede a quantidade de açúcar (glicose) na urina. Em circunstâncias normais, não deve haver glicose na urina, portanto, a presença de glicose pode ser um sinal de diabetes ou diabetes gestacional .
- Teste de urina de bilirrubina : A bilirrubina é um pigmento amarelado encontrado na bile, um fluido produzido pelo fígado. Se você tiver bilirrubina na urina, isso pode indicar problemas no fígado ou nos ductos biliares.
- Teste de urina de nitrito : Um resultado positivo do teste de nitrito pode indicar uma infecção do trato urinário (ITU). No entanto, nem todas as bactérias são capazes de converter nitrato (uma substância que normalmente está na urina) em nitrito, então você ainda pode ter uma infecção do trato urinário apesar de um teste negativo de nitrito.
- Teste de urina de esterase leucocitária: A esterase leucocitária é uma enzima que está presente na maioria dos glóbulos brancos. Quando este teste é positivo, pode indicar que há inflamação no trato urinário ou nos rins. A causa mais comum de glóbulos brancos na urina é uma infecção bacteriana do trato urinário (ITU).
- Teste de gravidade específica da urina : Um teste de gravidade específica mostra a concentração de todas as partículas químicas na urina. Resultados anormais podem indicar várias condições de saúde diferentes.
Achados microscópicos de urina
Um técnico de laboratório pode examinar uma amostra de urina ao microscópio para procurar pequenas substâncias na urina, incluindo:
- Células.
- Fragmentos celulares.
- Moldes urinários
- Bactérias ou outros germes.
Os testes microscópicos que os provedores podem incluir em um exame de urina incluem:
- Teste de urina de glóbulos vermelhos (RBC) : Um número elevado de glóbulos vermelhos indica que há sangue na urina. No entanto, este teste não pode identificar de onde vem o sangue. Por exemplo, a contaminação com sangue de hemorroidas ou sangramento vaginal não pode ser distinguida de um sangramento em algum lugar do seu sistema urinário. Em alguns casos, níveis acima do normal de glóbulos vermelhos na urina podem indicar problemas na bexiga, nos rins ou no trato urinário.
- Teste de urina de glóbulos brancos (WBC) : Um número aumentado de glóbulos brancos e/ou um teste positivo para esterase leucocitária pode indicar uma infecção ou inflamação em algum lugar do trato urinário.
- Células epiteliais : As células epiteliais são células que formam a cobertura em todas as superfícies internas e externas do seu corpo e revestem as cavidades do corpo e órgãos ocos. Seu trato urinário é revestido com células epiteliais. É normal ter algumas células epiteliais na urina, mas um número elevado de células epiteliais pode indicar infecção, inflamação e/ou câncer no trato urinário.
- Bactérias, leveduras e parasitas : Às vezes, as bactérias podem entrar na uretra e no trato urinário, causando uma infecção do trato urinário (ITU). A amostra de urina também pode ficar contaminada com bactérias, leveduras e parasitas, especialmente para pessoas com vagina. A levedura pode contaminar a amostra de pessoas com infecção vaginal por levedura . Trichomonas vaginalis é um parasita que também pode ser encontrado na urina de pessoas que têm vagina. É a causa de uma DST chamada tricomoníase .
- Cilindros urinários : Os cilindros são pequenas partículas semelhantes a tubos que às vezes podem estar na urina. Eles são formados a partir de proteínas liberadas pelas células renais. Certos tipos de gesso podem indicar problemas renais, enquanto outros são completamente normais.
Por que preciso de urinálise?
Os profissionais de saúde solicitam exames de urina por vários motivos, pois uma amostra de urina pode fornecer muitas informações sobre sua saúde. Seu provedor pode solicitar um exame de urina para você por um ou mais dos seguintes motivos:
- Como parte de seu exame médico de rotina para detectar sinais precoces de certas condições de saúde.
- Se você estiver enfrentando sinais e sintomas de certas condições de saúde, como diabetes ou doença renal.
- Para monitorar certas condições de saúde para as quais você está recebendo tratamento, como diabetes ou doença renal.
- Para diagnosticar uma infecção do trato urinário (ITU).
- Se você foi internado em um hospital.
- Como um check-up preparatório para a cirurgia.
Quão comuns são os testes de urinálise?
Os exames de urinálise são muito comuns. Eles são uma maneira simples e não invasiva de verificar vários aspectos diferentes da sua saúde.
Qual é a diferença entre urinálise e cultura de urina?
Uma cultura de urina envolve o cultivo de bactérias a partir de uma amostra de urina em um laboratório para diagnosticar infecções do trato urinário e outras infecções. As culturas de urina não fazem parte dos exames de urina de rotina. Como um exame de urina, uma amostra de cultura de urina deve ser obtida pelo método de coleta limpa ou pela inserção de um cateter através da uretra até a bexiga.
Se os resultados do seu exame de urina indicarem a probabilidade de uma ITU, seu médico pode solicitar uma cultura de urina para um laboratório analisar a amostra de urina que você deu para o exame de urina original. Uma cultura de urina pode determinar o tipo de bactéria que causou a ITU.
O exame de urina pode incluir vários testes, medições e avaliações diferentes de aspectos da sua urina.
Como me preparar para um exame de urina?
Antes do exame de urina, você precisará ter certeza de que bebeu líquidos suficientes, como água, para poder ir ao banheiro e produzir uma amostra de urina.
Dependendo do motivo do exame de urina, seu médico pode querer que a amostra de urina seja a primeira vez que você faz xixi pela manhã (primeira micção matinal). O seu fornecedor irá informá-lo se este for o caso.
Certos medicamentos podem alterar a cor da sua urina. Seu médico pode dizer para você parar de tomar certos medicamentos que podem afetar os resultados do exame de urina. Só pare de tomar medicamentos se o seu médico lhe disser para fazê-lo.
Se você estiver menstruada (no seu período), é importante informar seu médico antes de coletar sua amostra de urina. O sangue menstrual, bem como o corrimento vaginal , podem interferir nos resultados de alguns exames de urina.
O que posso esperar durante um exame de urina?
Na maioria dos casos, você fará um exame de urina no consultório do seu médico ou em um laboratório usando o método “clean catch”, que visa ajudar a evitar a contaminação de sua amostra de urina com células de seus órgãos genitais. Você ou seu médico também podem coletar uma amostra de urina usando um cateter.
Para o método de coleta limpa, seu provedor lhe dará um copo de amostra, lenços umedecidos estéreis e instruções específicas para coletar sua amostra de urina. Seu provedor lhe dirá o que fazer com sua amostra de urina depois de coletá-la. É importante lavar as mãos com água e sabão antes de coletar a amostra.
Coletar uma amostra de urina limpa se você tiver lábios
Se você tiver lábios, use as etapas a seguir para obter uma amostra de urina limpa:
- Comece sentando no vaso sanitário com as pernas afastadas.
- Usando dois dedos, abra os lábios. Em seguida, use um lenço estéril para limpar as dobras internas dos lábios, limpando da frente para trás.
- Use outro lenço estéril para limpar a uretra, a abertura por onde a urina sai do corpo.
- Urinar uma pequena quantidade no vaso sanitário.
- Pare o fluxo de urina e segure o copo de amostra a alguns centímetros de distância da uretra.
- Urinar no copo, enchendo-o até a metade ou o quanto seu provedor o instruiu.
- Termine de urinar no vaso sanitário.
Coletar uma amostra de urina limpa se você tiver um pênis
Se você tem um pênis, use as seguintes etapas para obter uma amostra de urina limpa:
- Use um lenço estéril para limpar a cabeça do seu pênis. Se o seu pênis não for circuncidado, primeiro puxe o prepúcio para garantir uma limpeza completa.
- Urinar uma pequena quantidade no vaso sanitário.
- Pare o fluxo de urina e segure o copo de amostra a alguns centímetros da uretra, a abertura por onde a urina sai do pênis.
- Encha seu copo de amostra até a metade ou o quanto seu provedor o instruiu.
- Termine de urinar no vaso sanitário.
Coletando uma amostra de urina com um cateter
Você ou um profissional de saúde também pode coletar uma amostra de urina com um cateter usando as seguintes etapas:
- Você ou um profissional de saúde limpará completamente a área ao redor da abertura da uretra com uma solução anti-séptica (anti-séptica).
- Você ou um médico inserirá um tubo de borracha fino chamado cateter através da uretra.
- Sua urina será então drenada para um recipiente estéril.
- Você ou um provedor removerá o cateter.
O que devo esperar após o exame de urina?
Depois de coletar sua amostra de urina, seu médico a enviará a um laboratório para teste e visualização ao microscópio. Em alguns casos, seu provedor pode examinar a amostra imediatamente e realizar testes com vareta nela.
Existem riscos para a urinálise?
O método de coleta limpa de coleta de amostras de urina para exame de urina não apresenta riscos. É um exame indolor e não invasivo.
Se você ou seu médico usar um cateter para coletar uma amostra de urina para um exame de urina, existe o risco de infecção. Também pode causar dor ou desconforto.
Quando devo saber os resultados do meu exame de urina?
Na maioria dos casos, levará de um a dois dias úteis para obter os resultados do exame de urina.
Como leio os resultados do meu teste de urina?
Dependendo de quais testes seu médico solicitou para seu exame de urina, pode haver apenas algumas ou várias medições nos resultados do teste. Os relatórios laboratoriais, incluindo relatórios de análise de urina, geralmente fornecem as seguintes informações:
- O nome do teste de urina ou o que foi medido em sua urina.
- O número, medição ou avaliação do resultado do seu teste de urina.
- O resultado normal, intervalo de medição ou avaliação para esse teste.
- Informação que indica se o seu resultado é normal ou anormal.
A clareza da urina refere-se à limpidez da sua amostra de urina. A maioria dos laboratórios categoriza a clareza da urina como um dos seguintes:
- Ligeiramente nublado.
- Turvo (opaco ou espesso com substâncias em suspensão).
Se você fez um teste químico de urina, como um teste de urina de glicose ou teste de urina de nitrito, os resultados podem ser categorizados como negativos ou positivos e/ou indicar a quantidade da substância.
Se você fez um teste de urina microscópico, como um que verificou a presença de glóbulos vermelhos (RBC) ou bactérias, o laboratório provavelmente categorizará o número (resultados) da substância como um dos seguintes:
O que significam os resultados de um exame de urina?
Os resultados da urinálise podem ter várias interpretações devido à variedade de exames. Resultados anormais podem indicar – mas não necessariamente garantem – que há um problema médico. Na maioria dos casos de resultados anormais de urinálise, você precisará de mais testes, como exames de sangue ou exames de imagem, para que seu médico possa diagnosticar uma condição.
Em geral, quanto maior a concentração ou nível da substância atípica, como altos níveis de glicose ou glóbulos vermelhos, maior a probabilidade de haver uma condição médica que precise de tratamento. Novamente, os provedores raramente usam testes de urinálise sozinhos para diagnosticar condições. Em vez disso, os resultados do exame de urina podem fornecer informações úteis e ajudar os profissionais de saúde na direção certa para um diagnóstico.
Se você tiver dúvidas sobre seus resultados, não tenha medo de perguntar ao seu provedor.
Devo me preocupar se tiver um resultado anormal no meu exame de urina?
Se um dos resultados do seu exame de urina for anormal, isso não significa necessariamente que você tenha uma condição médica. Vários fatores podem afetar ou interferir nos resultados do exame de urina, incluindo:
- Certos medicamentos e suplementos, como metronidazol e suplementos de vitamina C.
- Contaminação de germes ou outras substâncias, como corrimento vaginal ou sangue menstrual, durante a coleta da amostra de urina.
- Erro no processamento do teste.
Seu médico considerará seu histórico médico, medicamentos atuais e seus resultados e informará se você precisar repetir o teste ou se submeter a mais testes.
Quando devo ligar para o meu médico?
Se você notar qualquer alteração em sua urina , como uma mudança persistente de cor, odor ou consistência, entre em contato com seu médico.
Se você estiver com sintomas de uma infecção do trato urinário (ITU), como uma vontade forte e persistente de urinar e/ou sensação de queimação ao urinar, entre em contato com seu médico ou vá a uma unidade de atendimento urgente.
Veja também: Testes Diagnósticos: os 10 mais comuns