Um laboratório clínico desempenha um papel fundamental na prestação de serviços de saúde aos pacientes. Os médicos dependem de resultados precisos de laboratório dos pacientes para diagnosticá-los corretamente e tratá-los de acordo. O processo de exame de sangue ou o Processo de Teste Total, é dividido em 3 fases: Pré-analítico, Analítico e Pós-Analítico.
A fase pré-analítica compreende seleção de ensaios, identificação de pacientes e espécimes, coleta de amostra, manuseio da amostra, triagem, pipetação e, finalmente, centrifugação.
Fase pré-analítica – Uma fase propensa a erros
Uma fase tediosa, a fase pré-analítica é considerada como a parte mais propensa a erros do Processo de Teste Total. Sabe-se que é o maior desafio enfrentado pelos profissionais de laboratório para as inúmeras etapas que ocorrem antes e depois que o espécime chega ao laboratório.
Embora todas as três fases sejam propensas a erros, é a fase pré-analítica que responde por 46% a 68% dos erros durante o Processo de Teste Total.
Erros comuns que ocorrem na fase pré-analítica
- Solicitação de teste inadequada
- Entrada do pedido
- Rotulagem incorreta
- Contêiner inadequado, manuseio, armazenamento, transporte
- Contaminação da cultura sanguínea
Automação Pré-Analítico em Laboratórios Clínicos – A Necessidade da Hora
A fase pré-analítica, quando feita manualmente, é um processo demorado, pois os técnicos de laboratório devem ter muito cuidado com todo o processo de coleta da amostra, rotulação e transporte, e ainda há altas chances de as amostras serem misturadas ou qualquer outro erro humano. Além do erro humano, também deve-se ter em mente que certas amostras podem expor os técnicos a materiais infecciosos que podem ser prejudiciais.
Por isso, a automação pré-analítica nos laboratórios clínicos é a solução.
Devido à mínima intervenção do operador, a indústria da saúde se beneficiará de inúmeras formas. A automação de laboratório ajudará a aumentar a produtividade, dando resultados precisos em menos tempo. Com todos os dados sendo armazenados em um lugar intra laboratório a rastreabilidade das amostras é facilitada e eficiente. Em suma, a segurança do laboratório é maximizada e os erros minimizados.
Automação pré-analítica nos Laboratórios Clínicos
- Estações de trabalho robóticas
- Etiquetadores de espécimes
- Sistema de Gerenciamento de Espécimes
- Preparação automatizada da bandeja de phlebotomia
Papel da Automação em Testes de Doenças Infecciosas
A automação pré-analítica nos laboratórios clínicos tornou-se mais importante do que nunca. Uma vez que a pandemia COVID-19 um grande número de amostras está sendo testada todos os dias e resultados precisos são necessários em menos tempo. E esta seria uma tarefa impossível de ser concluída se os laboratórios clínicos não forem automatizados.
A automação de laboratório também permite que os técnicos armazenem dados dos pacientes e permite a rastreabilidade das amostras, bem como dos resultados. Isso adiciona uma camada adicional de segurança aos resultados relatados.
Sistemas & Soluções de Automação Pré-Analítico para Laboratórios Clínicos
Várias organizações de instrumentos de laboratório fabricaram uma gama completa de sistemas automatizados para laboratórios clínicos. As soluções de imunoensaio e teste molecular em um amplo espectro de instrumentos foram projetadas para fornecer soluções para as necessidades de testes de doenças infecciosas de qualquer laboratório.
-
Sistema de Testes Moleculares
O sistema de testes moleculares permite a detecção de grandes doenças infecciosas; monitoramento da eficácia do tratamento; e seleção de opções de tratamento individualizadas. Certos produtos pcr em tempo real detectam simultaneamente vírus, bactérias, fungos e parasitas, permitindo que laboratórios moleculares reduzam custos e impulsionem melhores resultados.
-
Plataformas de imunoensaio totalmente automatizadas
Um sistema de imunoensaio totalmente automatizado e de alta tecnologia tem um menu abrangente e focado em doenças para fornecer poderosa produtividade e eficiência, fornecendo melhores informações médicas aos médicos.
Esses erros humanos são uma das principais causas para a perda de confiança das pessoas nos serviços de saúde.
Erros causados durante a fase pré-analítica têm um efeito adverso nos pacientes. As pessoas perdem a confiança no laboratório, nos serviços de saúde, e isso também aumenta o custo do hospital e do laboratório. Embora a eliminação completa de erros não seja possível, a automação pré-analítica nos laboratórios clínicos é um passo para testes e manuseio seguros e confiáveis das amostras. Laboratórios com capacidade média e alta devem se concentrar em automatizar seus laboratórios, pois manusear manualmente um grande número de amostras pode certamente resultar em erro humano.